sexta-feira, 4 de março de 2011

CARNAVAL!
TEMPO DE MEDITAÇÃO.
ENTREGUE A SUA VIDA 
A JESUS CRISTO AINDA HOJE. 
Porque, se viverdes segundo a carne, 
morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes 
as obras do corpo, vivereis (Romanos 8.13)

O Carnaval Pagão é uma festa que tem sua origem nos cultos agrários da Grécia, em que se celebrava a fertilidade e produtividade do solo. Pisistráto, que governou Atenas entre 546 e 527 a.C., oficializou o culto a Dionísio, o deus grego equivalente ao deus romano Baco, das festas, do vinho, do lazer e do prazer, filho de Zeus e da princesa Semele, o único deus filho de uma mortal.
O Carnaval Cristão ironicamente e erroneamente,  passa a existir quando a Igreja Católica oficializa a festa, em 590 d.C., cedendo aos anseios populares. O que era considerado ocasião para a libertinagem passou a ser cerimônia oficial com certos limites estabelecidos para conter a carnalidade do povo: "se você não pode vencer seu inimigo, alie-se a ele"! Esse foi o lema imputado pelos Católicos no intuito da liberalidade pornográfica a qual é atuante de forma devastadora atualmente no mundo.
Em 1545, no Concílio de Trento, o Carnaval é reconhecido como uma manifestação popular de rua, e sua data é fixada em 1582 pelo Papa Gregório XIII, quando da transformação do Calendário Juliano para Gregoriano, sempre no 7º domingo que antecede ao domingo de Páscoa.
No Brasil o carnaval chega em 1723, trazido pelos portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde, com o primeiro registro de baile em 1840, de onde, em 1855, surgiram os primeiros grandes clubes carnavalescos, precursores das atuais escolas de samba.
A ignorância têm chegado o entendimento, a lucidez da mente, porém Deus declara com muita rigidez em sua Palavra, a Bíblia as seguintes advertências:

> Num.14:18-O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração.

> Rm. 8.5-8,12-14 – que “os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

O QUE VEM A SER 
O CHAMADO REI MOMO?
"Esse ‘monarca’ era o governante de um período de liberdade total e desfrutava de todas as regalias durante a festa, como comidas, bebidas e mulheres", diz o historiador Hiram Araújo, diretor cultural da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). No Brasil, a tradição de eleger um Rei Momo durante o Carnaval apareceu primeiro no Rio de Janeiro, em 1933. 
No seu reinado, o rei momo recebe a chave da cidade, que simbolicamente governa durante o Carnaval. Para ajudar na tarefa, o monarca carioca recebe um salário bem gordinho, de 9 mil reais.

Ou seja, devemos entregar as chaves de nossas cidades, ao Bem ou ao mal, pois assim caminha a humanidade, onde os prazeres do mundo dominante, tem sido o elixir que tem levado familias inteiras a morte espiritual, pois Deus não é Deus de confusão, ou se adora o Santo em sua imagem e semelhança entregando a chave das nossas cidades ao Deus Altíssimo e único, e consequêntemente das nossas vidas, ou o mal cada dia mais irá reinar neste mundo farto e cheio de ilusões, onde as nossas crianças tem crescido na rebeldia de um sistema perverso, hipócrita, onde infelizmente a familia está ridicularizada, e na festa da carne, a corrupção, o engano a prostituição tem levado adultos e o pior crianças a uma libertinagem confundida com a liberdade e o Temor, que Deus tanto deseja em cada ser criado por Ele.

Deus lhe abençoe, e lhe de força para resistir a tamanha tentação e afronta ao Deus vivo em Jesus Cristo.

Pr. Paulo Di Miclayr

Um comentário:

  1. Concordo plenamente!! continue sempre assim pregando sempre a verdade..que Deus abençoe voce e sua familia grandemente...
    Com todo meu carinho e admiração:
    Cristina

    ResponderExcluir