sábado, 19 de maio de 2012


A ORIGEM DA FAMÍLIA
Instituição Sagrada de Deus Pai

Meu amigo e minha amiga em um mundo farta de abominação, onde a instituição que Deus criou tem sido assolada por traição, massacrada e até escarnecida, com a discórdia, calunia, com as guerras conjugais, onde tem sido tão fácil dar-se em casamento, sem o devido temor e respeito a ordenança de Deus Pai.
Mundo onde tem havido separação por problemas afetivos, problemas financeiros, vícios... e a traição, a qual é a mais pervertida forma de assolação que tem destruído e disseminado o ódio e a discórdia na chamada sociedade. Sendo assim o homem e a mulher em sua vaidade e falta de temor, tem assim, falido e destruído o sonho de Deus, a Sagrada Família.

Antes de entramos na Sagrada Escritura para meditação desta dádiva, observemos o termo família não somente na concepção matrimonial, mais, gostaria de esclarecer o plano de Deus para esta, sendo o  foco principal e fundamento descrito conforme abaixo.

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção.

A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
Podemos então, definir família como um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais. 

A Bíblia nos relata e nos prova com a Sagrada Escritura, que a origem do casamento constitui família. E como outorgado pelo Senhor Deus, nosso originador, nosso criador, como membros desta instituição sagrada criada por Ele, todos nós devemos recorrer a Ele em busca da orientação, visto que Ele o criador... Deus Pai, tem conselhos sábios nos quais certamente nos dará a direção para que possamos ter o prazer necessário no matrimônio.
De outra forma, há pessoas que não acredita que a família não teve sua origem no Senhor Deus, ou seja, que a mesma não teve um criador.
Vejamos que o Nosso Senhor Jesus Cristo, claramente falou sobre a criação do homem e da mulher  em Mateus 19:4-6 e que faz esta teoria mundana cair por terra.
4 - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,
5 - E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?
6 - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 


Ou seja, o Senhor Jesus sendo Deus afirma este ato da criação. Um Deus inteligente criou os primeiros humanos e providenciou que sua vida familiar fosse feliz. Deus uniu o primeiro casal em casamento e disse que o homem “tem de se apegar à sua esposa, e eles tem de tornar-se uma só carne”.

Testifique isso em Gênesis 2:22-25
22 - E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
24 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
25 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. 


Com base nesta dádiva de Deus, poderiam os problemas familiares de hoje ter como causa estilos de vida que violam padrões estabelecidos pelo Criador em sua Palavra, ou seja,  a Bíblia!!??
Vejamos que o mundo moderno promove o egoísmo e a auto realização. “Perceba que a ganância para muitos é saudável”.
Mais perceba que o empenho excessivo pelos bens materiais pode não nos conduzir ao sucesso necessário. De fato, o próprio materialismo é uma das maiores ameaças à vida familiar, pois o mesmo se interpõe no caminho das relações humanas e tira das pessoas, tempo e dinheiro. Em contraste, veja como os provérbios bíblicos abaixo nos ajudam a ver o que é importante para a felicidade.


Provérbios 15:17
Melhor é um prato de hortaliça, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.

Provérbios 17:1
É melhor um bocado seco, e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de iguarias e com desavença.

Então meditando nestes provérbios, podemos analisar o quão diferente o mundo seria se todas as famílias se apegassem a essas prioridades.
Nas escrituras sagradas, o Senhor Deus nos dirige em como os membros de nossa família devem tratar-se.

1º - Os Maridos para com as Esposas:
Meditemos em Efésios 5:28-30
28 - Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29 - Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30 - Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. 

Note que além destes, a Bíblia também determina ao marido ‘atribuir honra a esposa’, Veja em (1 Pedro 3:7) abaixo:
Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações.

Note que este mandamento do Senhor, dá atenção especial às mulheres, que inclui: ternura, compreensão e a reafirmação do seu amor.
Retornando ao Antigo Testamento vemos em Gênesis 21:12 que o Senhor Deus exorta (chama a atenção) de Abraão conforme escrito abaixo:
Deus, porém, disse a Abraão: Não pareça isso duro aos teus olhos por causa do moço e por causa da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.

Ou seja, com base nesta exortação você deve concordar amado amigo, que qualquer família se beneficie quando o marido trata a esposa com solicitude, como ele próprio gostaria de ser tratado. Não é verdade... Sim ou Não?

Conforme está escrito em: Mateus 7:12
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.

2º - As Esposas para com os Maridos
Efésios 5:33
Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.
Desta forma, a esposa contribui para a felicidade da família, ajudando o marido a cumprir suas pesadas responsabilidades. Isto era o que se tencionava, visto que Deus providenciou para o homem uma esposa para ser “Ajudadora como complemento dele”. Isso de acordo com o Livro de Gênesis 2:18, que diz:
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

Ou seja, Deus ABENÇOA a vida familiar quando a esposa mostra respeito ao marido, apoiando suas decisões e cooperando com ele para que alcancem objetivos familiares.

3º Maridos e Esposas
Cônjuges sejam fiéis uns para com os outros. Esta ordenança está escrito em Hebreus 13:4
Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.

Quando o que está escrito na Bíblia externa-se a nossas vidas, a vida familiar com certeza é beneficiada. Pois de outra forma, a falta de temor e tremor a Deus faz do adultério não raro e constante na humanidade, uma devastação na família. E junto disto também, outros males, como o álcool, a droga e toda a maledicência que tem destruído lares e lares.

Em Provérbios 6:27-29 está escrito:
27 - Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem?
28 - Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?
29 - Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar. 


Veja que a Bíblia nos instrui e incentiva neste ato e mais adiante em Provérbios 5:18-20 nos dirige a saber que os pais, devem educar os filhos segundo o caminho que é para eles.

Medite abaixo:
18 - Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.
19 - Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.
20 - E porque, filho meu, te deixarias atrair por outra mulher, e te abraçarias ao peito de uma estranha? 

Isso nos revela e exorta que quando como pais, dedicamos tempo e atenção aos nossos filhos, a vida familiar com certeza melhora. Assim, a Bíblia incentiva os pais a ensinar aos filhos princípios corretos “quando estiverem sentados, em casa, andando pela estrada, deitados e ao se levantarem”. E na Igreja, local onde se reúne os membros que somos todos nós, partes integrantes do Corpo do Nosso Senhor Jesus Cristo.
I
Isso conforme o que está escrito em Deuteronômio 11:19, medite abaixo:
E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; 

Também, em todo o mérito familiar, a Bíblia nos diz que os pais devem mostrar que amam os filhos, disciplinando-os, veja em Efésios: 6:4
E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor


4º Filhos para com os Pais
Da mesma forma, está escrito que os filhos, sejam obedientes aos pais em união com o Senhor

Veja: Efésios 6:1-3
1 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
3 - Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 


Verdadeiramente neste mundo, indisciplinado nem sempre é fácil obedecer aos pais. Mas você deve concordar que é sábio fazer o que o Criador da família o Senhor Deus nos manda?
Sim ou não????


Porque Ele sabe o que é melhor para tornar a vida familiar mais feliz. Portanto, esforce-se para obedecer aos pais. Esteja decidido a evitar as muitas tentações do mundo para fazer o que é mau

Então o meu desejo amigo e amigo, com esta mensagem, é para que todos nós em Espírito possamos realizar o sonho de Deus para as nossas vidas. E na medida em que cada membro da família aplicar os conselhos da Bíblia, a vida familiar se beneficiará mais e mais.
Além de sentir mais prazer na vida, a família submissa aos mandamentos do Senhor Deus, tem a perspectiva de um Futuro maravilhoso aqui na terra, e quando da Volta do Nosso Senhor Jesus Cristo, para arrebatar ao seu povo, ser levada para a morada na Glória e vida abundante com Ele.

Estude a Bíblia dia após dia, passe a ter este habito e faça d´ELE a sua vestimenta diária. Desta forma o Espírito Santo lhe tomará e lhe fará um filho obediente aos olhos do Pai Celestial.

Deus lhe abençoe de forma abundante.
Paulo Di Miclayr
(Bispo, Doutor em Divindade)
(Presidente fundador da Igreja Internacional Graça e Vida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário